Organizações cristãs: tensão entre gerar resultados e valorizar a vida - Parte 4

  1. Parceria com Estado (regras e financiamento)

  2. Aqui é um posicionamento pessoal e cabe nossa reflexão: 
    • Os recursos advindo do Estado é de pagamento de impostos do cidadão, o governo é um tutor deste recurso. Portanto, quando usamos recursos públicos o povo não optou em contribuir com um trabalho cristão, pois estamos em um estado laico e tenho certeza que muitas pessoas não gostaria de contribuir com tal serviço. Exemplo: Não sou contra homossexuais, mas sim contra sua agenda, o meu e seu dinheiro vai para a Parada Gay.
    • A ONG é autônoma, entretanto, perde-se parte da sua autonomia quando fazer parcerias com o poder público, pois há regras do governo que deverão ser respeitadas. O foco está mais em números para estatística do que a integralidade do indivíduo. 
    • O Estado ao terceirizar suas obrigações as ONGs, estas contribuem com a condição de um um estado falho que não dá conta dos problemas sociais, devemos ser profetas e denunciar um Estado quando não cumpre seu dever. 

Mas há casos que estar junto com o Estado traz alguns benefícios como por exemplo: ONG tem parcerias de colaboração com escola, polícia e conselho de proteção. No qual o gestor da ONG cristã pode ser sal e luz nestas estruturas estatais. Não dependo dos recursos, mas sim em uma dinâmica de cooperação para a beligerância da comunidade em que está inserida. 

Falando de conselho de proteção (da criança e adolescente, idoso, segurança pública, meio ambiente e etc) estar inserido em um conselho deste é benéfico, pois são neles que as políticas públicas são refletidas, pensadas e colocadas em práticas, como cristão é o local para permear os valores do Reino de Deus.

Neste caso também há uma modalidade de captação de recursos que ao meu ver é saudável, no qual empresas e pessoas físicas destinam parte de Imposto de Renda devido para as ações sociais. Esta modalidade é interessante, pois para captar estes recursos tenho que apresentar o projeto aos interessados, aprovarem a doação ou não, aqui as pessoas são conscientes dos propósitos´, missão, visão e de cada ação que a ONG pratica.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empatia falha...

Resolvi deixar meu filho trancado no quarto...

O poder da empatia