Empatia falha...



A empatia é o ponto central da Comunicação Não Violenta (CNV), tem origem no grego empatheia, que significava "paixão", pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa, ou seja, a conexão é mais importante do que acertar como falar. ​

Ela gera autocompaixão e um estado de entendimento respeitoso, presença plena a outra pessoa, seguir o outro em suas dores e alegrias, além de alinhar suas intenções e compreensão em um diálogo.

Mas quando há um assalto seguido de morte, quero a punição sumária ou pena de morte ao assassino, pela dor que sinto pela vítima?

Não vejo um criminoso como uma ameaça, não sinto desprezo ou classifico como rato de esgoto. Entretanto, porque quero que aquele que usurpou a liberdade do outro existir apodreça na cadeia?

Talvez, pois, tive empatia, compaixão e amor apenas pela vítima e não pelo criminoso. Ao ver a violência explicita, eu me importo com a quem sofreu e suas consequências e quero que punição sobre isto!

Porque será que quero condenação ao criminoso? Em A Teoria dos Sentimentos Morais, publicado em 1759, Adam Smith observa que quando vemos alguém ser ferido por outra pessoa, alimentamos o desejo por vingança, isto pode turvar minha observação e me leva a condenação do outro.

E se eu não assistisse um vídeo ou uma foto do crime, eu seria mais receptivo ou buscaria uma discussão mais equilibrada do crime e de quem cometeu?

A mídia e a política têm papel fundamental em sua metodologia de gerar medo e raiva para controle das massas, pois utiliza notícias detalhadas sobre o crime e vítima, incluindo depoimentos de muito sofrimento maximizado por fatores como raça, sexo, atratividade física e papel social. Desta forma entusiasmando para condenação e pena de morte como forma de minimizar a dor e “extermínio” da violência.

E eu como fico? Um cara que é praticante da CNV?

Sei que ao julgar um pessoa, o medo, raiva e outro sentimentos mais ternos podem me levar as escolhas horríveis e trágicas para atendimento das minhas necessidades de segurança, liberdade, evolução, respeito, bem-estar, ordem entre tantas outras.

Portanto, quero ver pessoas que comentam crimes, sendo julgados pelo sistema judiciário, encarcerados e reabilitados não por satisfação de vingança, mas sim, porque há um ser humano que buscou estratégias violentas para suprir suas necessidades, além da prevenção de ações futuras que desestabilizem a sociedade.

Texto baseado em parte do do artigo O lado obscuro da empatia por Paul Bloom/The Atlantic - 13.01.2017

Comentários

  1. Entendo q este sentimento. Assim como o modo como o assassino opera é fruto do estado de evolução em que o homem se encontra. Não poderá alguém pedir a família da vítima que sinta diferente srntimento. Senão o sentimento de revolta. Vez que outro sentimento é incompatível com a evolução daquele ser. Assim como não é possível dizer ao assassino q ele ñ deve matar. Pq o estado de evolução q ele se encontra é aquele. Por isso é enquanto todos ñ evoluírem há q se ter os mecanismos sociais para diminuir o grau de violência das vítimas e dos agressores. O homem já evoluiu um pouco. Vez q já criou os mecanismos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seu comentário. Eu gostaria de clarear que o luto da família que sofreu a violência deve ser respeito é um memorial para as pessoas, mas acredito que os mecanismos da lei devem ser respeitados num caso de condenação de um criminoso com prática social e de mecanismos que vc mencionou e não um pensamento de punição mediante a vingança, faz sentido?

      O que percebi este dias é que vi um vídeo de um assalto, no qual a vítima agrediu e deixou o assaltante inconsciente, ai pensei "o cara não pediu", tipo bem feito, mas ocorreu que vi homicidas na delegacia, mas não vi a morte e me trouxe um sentimento diferente "que triste situação da vítima e dos criminosos", faz cumprir a lei... tive empatia com a vítima e com o agressor... a questão é não vi de fato a morte, como disse no texto. Faz sentido?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da empatia

Resolvi deixar meu filho trancado no quarto...