Te respeito, até...

Te respeito, até você se posicionar e uma posição diferente da minha! Isto tem martelado minha cabeça.

Por estes dias a intolerância pelo contrário, por uma opinião diferente, por uma posição política e tantas outras situações me fez lembrar do mito do Procusto.



O mito é uma metáfora utilizada para ilustrar situações em que se pretende impor um determinado padrão, sobrevalorizar a forma ao material, querer a todo o custo obrigar que algo encaixe numa matriz pré-estabelecida ou pré-determinada. Representa a intolerância, é a recusa da multiplicidade, da diversidade, da criatividade e da originalidade.

Procusto é uma figura da mitologia grega, também conhecido por Procrustes, Procrusto, Polipémon ou Damastes. De acordo com a lenda, Procusto vivia em algum lugar em Attica, e noutras lendas, no monte Eleusis. 

Reza a lenda que Procusto tinha uma hospedaria simpática, que convidada viajantes ao descanso e ao conforto, mas que nela havia um segredo macabro.

Nela tinha uma cama de ferro, onde obrigava os viajantes a se deitarem. Depois que a vítima adormecia, ele as dominava e tratava de adequar o corpo às medidas exatas do leito: se ele era alto e os pés sobressaíam da borda, ele os amputava com um machado; se era baixo e tinha espaço de folga, ele esticava os membros com cordas e roldanas.

Nunca nenhum viajante se adaptava a cama, porque secretamente, Procusto possuía duas camas de tamanho diferente, um menor que o outro, que ele escolhia dependendo da altura do visitante.

Procusto manteve este terror por muito tempo até ser capturado por Teseu que o condenou ao mesmo terror que ele aplicava aos seus hóspedes,  prendeu-o à sua própria cama e cortou-lhe a cabeça e os pés.

Será que eu sou um Procusto?
  • Vivo uma contínua frustração e busco pequenos controles;
  • Tenho baixa ou alta estima;
  • Sou sensível ao sucesso e acerto dos outros, e por isso tomo como uma grande ofensa;
  • Me vendo como uma pessoa empática, mas na verdade tenho pensamentos inflexíveis e hostis;
  • Busco me sobressair em relação aos demais;
  • Tenho medo de mudanças, não sou proativos e qualquer mudança é uma grande ameaça;
  • Assumo posição irracional. 
Uso minhas energias para limitar as capacidades dos outros, manipulo e acabo com as pessoas que se destacam.

O que fazer? 

Todos nascem para destaque, desenvolver habilidades e encontrar um ambiente de liberdade.

Minhas vivências para não ser um Procusto:
  • Afasto-me num primeiro momento;
  • Busco minha auto conexão, harmonizando meus sentimentos e necessidades.
  • Entendo que o outro é um ser humano que possuem sentimentos e necessidades.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Empatia falha...

O poder da empatia

Resolvi deixar meu filho trancado no quarto...